segunda-feira, 14 de julho de 2008

Diga lá a resposta!

Aqui vão os casos práticos que sairam num exame de Direito Penal:
"Maria tem grandes dificuldades económicas, e o seu tio anda sempre a esbanjar dinheiro à frente dela. Maria é a única herdeira do tio e resolve matá - lo para ainda assim poder herdar ainda alguma fortuna do pouco que já resta. Sabe - se que o tio há muito zangado com Maria andava a planear matá - la. E quando Maria foi ter com ele, no domingo passado, à saída da missa, e disparou contra ele diversos tiros causando -lhe a morte, o tio vinha já com a mão na arma, que estava no bolso do casaco, pronto a disparar contra Maria. Qual a responsabilidade penal de Maria?"
"Manuel e Maria adoptaram o pequena José quando ele tinha dois anos de idade. Desde então, vão todos os anos à praia. Mas, no verão passado, quando Manuel estava ao fim do dia com José na praia, num dia em que o mar estava muito violento, José ficou sem pé, quando estava a tomar banho, e em perigo de vida. Perto estava o nadador - salvador e, por isso, Manuel que viu o josé em perigo, sabendo que era seu filho, ainda assim ada fez, convencido que não tinha qualquer obrigação de salvá - lo, uma vez que estava ali o nadador - salvador. Por isso, o José foi socorrido tarde demais, e apesar de não ter falecido ficou com sequelas cerebrais por ter estado demasiado tempo debaixo de água. O que não terioa sucedido se Manuel o tivesse prontamente socorrido. Qual a responsabilidade penal de Manuel?"
Os advogados são conhecidos como loucos... Porque será? Isto vai desde: matar depois da missa até ao pai que não lhe apetece salvar o filho!

3 comentários:

Anónimo disse...

Ora resposta...hmm...vejamos..cenas e tal, doutrinal e juridicamente falando...não estou bem a ver...mas a Maria é uma granda maluca!

Joaninha disse...

Há quanto tempo que não passo por estas matérias... E, há que dizê-lo, imaginação não falta!

Anónimo disse...

Ora p responder a esta questao a doutrina divide-se... No entanto e sabido q a Maria andava enrolada c o nadador salvador, este por sua vez gostava do Manuel mas era o pai do pequeno Jose!
Conclusao: se for a missa nao va a praia!